TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE / TRADUCI LA LINGUA

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Sua Programação de Viagem

Muitas pessoas me pedem ajuda para programar suas viagens, atividade que, na verdade, não é muito difícil, mas requer tempo, dedicação. Uma programação bem feita poderá reduzir em muito o custo da sua viagem, além de otimizar o seu tempo, fazendo com que você consiga conhecer mais atrações do que conseguiria em uma viagem normal.


Uma viagem bem aproveitada depende diretamente de uma boa programação. Quanto mais tempo você gastar programando a viagem, melhor aproveitado será o seu tempo durante a viagem.

Vamos começar com alguns erros clássicos que a maioria de nós comete ao viajar:

Primeiro erro clássico: talvez o mais importante, QUANTIDADE DE BAGAGEM. Sim, em letras maiúsculas e em negrito (rss). Quando se trata de viajar para cidades históricas européias, a frase “menos é mais”, se aplica com perfeição no quesito bagagem.
Essa história de bagagem é tão complexa que vou fazer um post exclusivo só para ela, aguardem.

Segundo erro clássico: não viajar com calçado adequado ao seu tipo de viagem. Se você é como eu, que gosta de conhecer os lugares caminhando, você precisa estar com um calçado adequado a isso. Lembrem-se de que, a maioria dos lugares a serem visitados, são ruínas e, provavelmente, aquela sandália “superconfortável” ou aquela bota fashion não são adequadas. Utilize um calçado macio e fechado, já vi muitas pessoas se machucarem e terem que abrir mão de grande parte das atrações programadas porque estavam com calçados abertos. No inverno, opte por calçados em couro, que evitem a entrada de vento que pode deixar o seu pé muito frio, causando desconforto ao caminhar. No verão, faça o contrário, utilize calçados em tecido, que permitam a transpiração.
Meninas, salto alto deve ser evitado, mesmo que não seja muito alto. Vocês vão andar por sítios históricos e um calçado com uma base estável pode ser a diferença entre torcer ou não o tornozelo. 

Terceiro erro clássico: falta de programação interna para cada cidade visitada. As pessoas até se programam com antecedência na parte de hospedagem, mas, normalmente se esquecem de planejar os seus dias nessa cidade. Ex: “Vou ficar 3 dias em Roma, quero ver o Coliseu, o Fórum romano e o Vaticano.” Ok, em uma viagem bem programada, talvez voce consiga fazer isso tudo no primeiro dia e, o que fazer nos outros dois dias?
Meu conselho é: divida seu dia em 3 partes, manhã, tarde e noite. Faça uma planilha para não esquecer de nada e tente segui-la à risca.

A planilha que eu costumo utilizar fica mais ou menos assim: 



Voltamos ao exemplo de Roma. Em uma pesquisa rápida na Internet cheguei a algumas atrações que valem a pena ser visitadas.

O primeiro passo é marcar tudo o que você quer ver em um mapa. Existem alguns Apps ótimos para isso. Eu costumo usar o City Maps 2go. Esse app existe para Androide e IOS.
O App vai te mostrar uma tela parecida com essa abaixo.



Repare que você consegue ter uma boa noção de onde estão posicionadas as atrações desejadas. Dessa forma, voce consegue separar os passeios de acordo com a proximidade das atrações.

Outra coisa importante é ter conhecimento do seu condicionamento físico e saber o quando você consegue caminhar em um dia. Não adianta você programar que vai caminhar 20km em um dia, se voce só consegue caminhar 5km. Nesse caso, opte pelo transporte público. No caso das grande cidades, pode-se encontrar, com facilidade mapas de metrô, linhas de ônibus, etc. apenas com pesquisas rápidas na internet.

E por último, mas não menos importante, quanto dinheiro eu tenho que levar??? É claro que isso varia de pessoa para pessoa, de acordo com as necessidades de cada um. Mas existem algumas dicas para que se consiga um valor bem aproximado do que se precisa.
Faça uma planilha em que voce descreve todas as atividades da sua viagem e vá pesquisando e colocando o custo de tudo. Ao final, acrescente um valor para ser gasto diariamente com alimentação, compra de pequenas lembranças, etc. (eu normalmente utilizo 30€ por dia, por pessoa). Ao final, voce terá um valor total a ser gasto na viagem.

Ao final, a planilha deve se parecer com isso: 



Fiz uma planilha com 2 abas, para cálculo do custo da viagem e para a programação de cada dia, voce pode fazer o download aqui

Os próximos posts serão sobre o que levar na bagagem e como conseguir melhores preços em hotéis, passagens de trem e aluguel de carros. Também falaremos sobre, quando vale a pena alugar um carro e quando utilizar o transporte público.


Obrigado por ter lido tudo até aqui, abraços e até a próxima.


Pesquise sua hospedagem:

Booking.com

Um comentário:

  1. A dica do sapato é ótima!!! A mala pesada se torna um verdadeiro fardo em uma viagem...

    ResponderExcluir

Postagens Populares